quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A Velha Guarda pede passagem!

Sambistas se unem para criar associação cultural das Velhas Guardas de São Paulo

No dia 17 de fevereiro, a Galeria Olido, no Centro de S. Paulo foi palco de reunião de representantes das Velhas Guardas das Escolas de Samba de São Paulo, como Tom Maior, Leandro de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Barroca Zona Sul e Prova de Fogo fundaram a Associação Independente Cultural da Velha Guarda do Samba do Estado de São Paulo.

O objetivo da Associação é promover a cultura do samba paulistano, para homenagear os sambistas de ontem e de hoje, baluartes das Velhas Guardas e da tradição do samba paulistano. Desde o ano passado, componentes das Velhas Guardas vêm se reunindo em torno deste projeto, que resgata os valores da passagem de conhecimento e cultura que encontram nas Velhas Guardas o seu reduto e sua memória.

“Contamos com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), da SP Turis e dos Poderes Legislativo e Executivo do Estado e do Município e parcerias com as empresas para desenvolver nossas ações e eventos”, diz Marco Antônio da Silva, o Medonha, presidente da recém-criada Associação.

Compõem sua primeira diretoria Maria Aparecida (Camisa Verde e Branco), vice-presidente; Paulo Santana (Vai-Vai), tesoureiro; Valentim Joaquim Vangrelino (Camisa Verde e Branco), secretário-geral e Humberto Bonfim (Vai-Vai), diretor de patrimônio. Como 1º Conselheiro da Associação, foi eleito o sr. Carlos Alberto Caetano, o Carlão da Peruche, baluarte do samba paulistano, todos integrantes das Velhas Guardas de suas respectivas agremiações.

A Associação está aberta à participação de todos os sambistas das Velhas Guardas das Escolas de Sambas da cidade, Blocos e cordões carnavalescos. A meta da entidade agora é arrecadar fundos para a construção de sua sede social, através de eventos.

Para mais informações sobre a Associação, com Medonha, pelos telefones (11) 6523-0357, 3259-0876 ou 7145-7024.

Data original do release: 18 de fevereiro de 2006.

Nenhum comentário: