segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nota de Pesar pelo falecimento do Seu Nenê de Vila Matilde

Mais um Sambista no céu, Mais uma Águia na Constelação do Samba

Nesta madrugada de segunda-feira, 4 de outubro de 2010, faleceu aos 89 anos, o sambista Alberto Alves da Silva, mais conhecido como Seu Nenê da Vila Matilde, em São Paulo, conseqüência de insuficiência respiratória. A notícia abalou a todos nós, e lamentamos profundamente que um de nossos mais ilustres sambistas tenha deixado seus familiares, a quem confortamos e fazemos orações.

Seu Nenê fundou em 1949 e presidiu por 47 anos o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, uma das mais tradicionais Escolas de Samba do carnaval paulista. A Nenê possui onze títulos do Carnaval de São Paulo, entre eles dois tricampeonatos. A agremiação foi uma das primeiras a adaptar o carnaval paulistano ao modelo carioca de desfile.

Mesmo afastado da presidência, ele continuou desfilando todos os anos pela escola – apenas em 2008 ele não pode participar da apresentação, por causa da saúde. Em 2010, quando a escola venceu o Grupo de Acesso e voltou ao Especial, seu Nenê participou do desfile das campeãs sentado em um dos carros alegóricos, com a Taça de Campeã do Acesso ao seu lado.

Em entrevista concedida à TV Globo em 2008, Seu Nenê contou que o carnaval de 1985 foi para ele um dos carnavais mais inesquecíveis em sua opinião, quando a escola ganhou com o enredo "O Dia em que o Cacique rodou a Baiana, ai ó", a escola ganhou o título em São Paulo mas teve pouco tempo para comemorar: na semana seguinte, seu Nenê e cerca de 2.500 integrantes pegaram um ônibus para participar do desfile das campeãs também no Rio de Janeiro.

A Associação Independente Cultural da Velha Guarda do Samba do Estado de São Paulo lamenta, com muito pesar, o falecimento deste baluarte do Samba Paulista, e abraça, em solidariedade, os familiares, amigos e toda a comunidade de Vila Matilde pela irreparável perda de um de seus maiores patrimônios.

Nenhum comentário: