A Associação Independente Cultural da Velha Guarda do Samba do Estado de São Paulo foi fundada em 17 de fevereiro de 2006, em reunião na Galeria Olido, no Centro de São Paulo, por representantes das Velhas Guardas das Escolas de Samba de São Paulo, como Tom Maior, Leandro de Itaquera, Imperador do Ipiranga, Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, X-9 Paulistana, Gaviões da Fiel, Barroca Zona Sul e Prova de Fogo, realizando um sonho e o projeto de reconhecimento e de preservação da cultura do samba, através do Camarote da Velha Guarda, no Sambódromo do Parque Anhembi, uma solicitação antiga das Velhas Guardas para permanente presença de quem ainda contribui para a memória do samba paulistano, que encontra nas Velhas Guardas de cada Escola o seu reduto.
A Associação tem o objetivo de promover eventos culturais sobre o samba paulista para homenagear os sambistas de ontem e de hoje, baluartes das Velhas Guardas e da tradição do samba paulistano. Além disso, quer trabalhar pelos direitos dos sambistas da melhor idade pela valorização e o respeito aos componentes mais antigos das agremiações e promoção de ações sociais para a comunidade carente da nossa cidade, olhando sempre pela melhor idade e pela criançada.
Em quase dois anos de existência, a Associação já realizou dois bailes nostalgia (nos clubes Cassasp e Atlético Ypiranga), diversas reuniões entre seus associados, e tem o reconhecimento do Poder Público, já foi homenageada pela Câmara Municipal de São Paulo e também recebida em reuniões pela SP Turis, órgão da Prefeitura de São Paulo que promove os principais eventos da cidade, dentre eles nosso Carnaval paulistano. Participou também como convidada nas festividades do centenário de Solano Trindade, em Embú das Artes, do Encontro de Sambistas na G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense (RJ), da Noite dos Radialistas na casa Bastidores (Biroska) e em outros eventos das Escolas de Samba de São Paulo, sempre com seu estandarte e muita energia.
“Contamos com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), da SP Turis e dos Poderes Legislativo e Executivo do Estado e do Município e parcerias com empresas socialmente responsáveis e preocupadas com a preservação da cultura para desenvolver nossas ações sociais e eventos”, diz Marco Antônio da Silva (Medonha), presidente da Associação.
A Associação está aberta a todos os sambistas e componentes das Velhas Guardas das Escolas de Samba, Blocos e Cordões carnavalescos que queiram integrar a entidade. Nossa sede está na na Rua Capitão Salomão, 40, 6º andar, Centro, próximo à Igreja Nossa Senhora dos Homens Pretos, no Largo do Paissandú.
Mais informações pelos telefones (11) 3259-0876, 7145-7024, com Medonha ou ainda pelos e-mails velhaguardadosamba@yahoo.com.br / velhaguardadosambasp@gmail.com e por este blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário